Economia da Informação

50 bilhões de razões pelas quais o Facebook não vale US$ 50 bilhões

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 4 de janeiro de 2011

Sem dúvidas este é o melhor artigo escrito neste ano de 2011 (isso porque estamos no dia 4) onde é bastante elucidativo como se formam as bolhas tecnológicas. Este blog já tratou disso neste post.

O que fica claro é que esse deslumbramento com o Facebook não passa de um engodo formado por parte da imprensa (os quais são analfabetos digitais, e meros usuários (end users) de tecnologia) como forma de publicidade obedecendo interesses muitas das vezes nem muito claros.

Muitos não sabem que o modelo de negócios de algumas das coqueluches tecnológicas como Facebook e o Twitter não são sustentáveis do ponto de vista financeiro, pelo simples fato de que não tem entrada de ativos provenientes de vendas de produtos ou serviços (aqui nem o Chris Anderson como modelo Freemium salvaria essas empresas, o Orkut que o diga), mas sim de investimentos como do Goldman Sachs (aquele mesmo que foi salvo pelo Obama, e que estava distribuindo bônus durante a crise).

Vale a pena a leitura do artigo.

50 Bilhões de Razões

%d blogueiros gostam disto: