Economia da Informação

Enfim a Google Inc. pagando direitos autorais

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 27 de novembro de 2010

De TIINSIDE

 

 YouTube assina novos acordos de direitos autorais na França

O site de compartilhamento de vídeos YouTube assinou nesta quinta-feira, 23, acordos com três representantes de direitos autorais de roteiristas, produtores e diretores na França. Agora, o serviço de vídeos do Google terá que pagar os autores afiliados à ADAGP, associação das artes visuais, SACD, que reúne os autores de teatro, literatura e de audiovisual, e a SCAM, entidade dos produtores de audiovisual, toda vez que seus vídeos forem vistos por internautas naquele país.

Segundo os acordos, todos os profissionais envolvidos na criação dos vídeos terão direito a parcela da receita obtida pelo pagamento ao YouTube. Os acertos envolvem produções para televisão, cinema e teatro, mas os detalhes, como o percentual da receita e a quantia que deve ser paga pelo serviço de vídeos, ainda não foram definidos.

Na opinião do diretor geral do SCAM, Herve Rony, o acordo é um marco do reconhecimento de que as novas plataformas de distribuição também podem criar valor para os artistas e produtores. Já para a diretora da ADAGP, Christiane Ramonbordes, o acerto foi uma medida “pragmática” para permitir que os produtores de conteúdo tenham seus trabalhos reconhecidos financeiramente.

Recentemente, o YouTube assinou acordo semelhante com a Sacem, outra entidade francesa de proteção de direitos autorais de artistas. Este, no entanto, envolve apenas vídeos relacionados a músicos e compositores (veja mais informações em “links relacionados” abaixo).

Tagged with: ,
%d blogueiros gostam disto: