Economia da Informação

Google Street View em foco

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 23 de outubro de 2010

Quem clicar na tag PRIVACIDADE deste site verá que o GSV tem sido o foco das autoridades ao redor do mundo e levantou discussões relativas ao direito de privacidade que gera mais arrepios do que a discussão do aborto no Brasil.

Aqui estão dois artigos da TI INSIDE sobre o GSV.

Alemães exigem que suas casas sejam retiradas do Google Street View

O Google informou nesta quinta-feira, 21, que mais de 244 mil pessoas na Alemanha solicitaram que as fotos de suas residências sejam removidas do Street View, o projeto mundial de mapeamento e fotografia de ruas do site de buscas. A companhia não sabe o que motivou os pedidos, mas calcula que o número de desistências representa 2,89% do total de 8,46 milhões de casas mapeadas.

A ferramenta de buscas vem enfrentando problemas para dar continuidade ao Street View desde que houve a coleta de dados de acesso à internet de redes sem fio residenciais desprotegidas, de forma supostamente acidental, foi descoberta por órgãos reguladores alemães. A denúncia do governo alemão levou o Google a admitir a coleta, mas a empresa colocou a culpa no software que os carros do Street View usavam para acessar a web, alegando um problema no código de programação.

Em comunicado em seu blog, o Google explica que, por causa dos problemas que enfrentou com o governo da Alemanha, teve que se reunir algumas vezes com a Autoridade de Proteção de Dados do país para dar garantias do cumprimento das leis de privacidade locais. No entanto, diz o Google, muitas pessoas “não entenderam a complexidade e o significado” de todo o processo e pediram para que suas casas não fossem mostradas no Street View.

A etapa alemã do projeto de mapeamento e fotografia de ruas havia sido cancelado, após o Google admitir a coleta dos dados de acesso à internet. Em meados de julho, porém, o site de buscas conseguiu entrar num acordo com o governo do país para retomar o Street View nas 20 maiores cidades, desde que dê às pessoas a opção de não ter suas casas fotografadas.

Governo do Canadá isenta Google Street View de punição

Em comunicado divulgado na terça-feira, 19, o governo do Canadá informou que já terminou as investigações relacionadas ao Street View, projeto de mapeamento e fotografia de ruas do Google, e decidiu que a empresa, de fato, violou a privacidade de usuários de redes sem fio desprotegidas, mas “sem intenção de prejudicá-los”. A Comissão de Privacidade do Canadá concluiu que as apurações não trarão consequências legais para o site de buscas, desde que ele se comprometa a “revisar seus procedimentos internos”.

Em maio deste ano, após uma denúncia do governo alemão, o Google admitiu que os carros que fotografam as ruas para o Street View coletaram os dados de acesso à internet de redes sem fio desprotegidas. Depois de ser acusada de desrespeitar a privacidade dos usuários, a gigante das buscas culpou o software de acesso à internet dos carros, que supostamente teve um problema relacionado ao seu código de programação e acabou armazenando as informações.

No documento de esclarecimento das conclusões da investigação, a Comissária de Privacidade do Canadá, Jennifer Stoddart, explica que o problema no Street View foi causado por causa de um engenheiro, cujo nome não foi revelado, que não mandou o código de programação do software para avaliação do departamento legal do Google. No entanto, segundo ela, o engenheiro em questão viu o problema como “um detalhe técnico superficial”, e deu continuidade ao projeto.

Jennifer conclui seu relatório dizendo que o responsável pelo problema no software dos carros do Street View foi apenas irresponsável, mas não agiu de má-fé. “Por isso, adentrar por meios legais para punir a empresa não será necessário, desde que o Google se comprometa a cessar com a coleta dos dados, corrigir o problema no software, mudar seus procedimentos internos de aprovação de projetos e oferecer mais treinamentos relacionados à privacidade de internautas a seus funcionários.”

Para finalizar este escriba tem o prazer de exibir as fotos de seu pequeno vilarejo que o Google Street View captou no início desse ano (sim foi no início, pois o telecentro do final da rua ainda não estava concluído) com o seu Chevrolet Prisma Vermelho.

Reparem no presente de boas-vindas da Google Inc. no endereço deste escriba.

 

Quem diria que a Google teria uma recepção tão calorosa aqui no Brasil… Vou esperar as fotos no Iraque, ou na Síria.

PS: Devido a comomoventes pedidos dos nativos do City Jaraguá o carro não terminou o trecho da rua em questão.

Tagged with: , ,
%d blogueiros gostam disto: