Economia da Informação

Entre o aprisionamento e a selva

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 23 de outubro de 2010

Dentro da economia da informação o lock in (ou aprisionamento) é um fato de um produtor de algum produto tecnológico oferecer produtos que o usuário não possa ter opções de escolhas de tecnologias dentro do dispositivo, bem como o mesmo não tenha qualquer compatibilidade com outros dispositivos que não pertençam ao ecossistema da empresa. Exemplos claros disso: Windows, iPhone, iPad, Blackberry, et cetera.

Já a selva é o contrário, com a abertura dos códigos para os mais diversos dispositivos as possibilidades de customização são quase que infinitas, e são condicionadas exclusivamente pela a capacidade do hardware que irá suportar a tecnologia. Entretanto, com essa abertura os usuários ficam sem qualquer tipo de suporte fácil, e na maioria das vezes só encontram informações em comunidades muito específicas e de pouco acesso. Exemplos: Linux, Android, comunidade Java, et cetera.  

Neste pronunciamento de Steve JobsSteve Jobs x Android, ele critica a plataforma Android pelos motivos supracitados, porém, ele esquece de que a sua plataforma tem um dos ecossistemas de negócios (fornecedores, desenvolvedores, hardware) mais fechados do mundo digital. 

Seja no aprisionamento ou na selva, o que podemos esperar é que essa guerra não vai terminar bem para nenhum dos lados, seja para as empresas, seja para os consumidores.

%d blogueiros gostam disto: