Economia da Informação

Jornais criticam plano da Apple de controlar assinaturas

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 1 de outubro de 2010

De Observatório da Imprensa

Os planos da Apple de concentrar os serviços de assinaturas das versões de jornais e revistas para o iPad já causa controvérsia entre as editoras, que temem perder para a empresa americana o controle na relação com os leitores. Hoje, alguns jornais, como o New York Times, são disponibilizados gratuitamente no tablet; outros, como o Wall Street Journal, têm permissão para controlar as assinaturas de suas edições online.

O novo serviço da Apple, em que ela faria a ponte entre veículos e assinantes, desagradou às editoras justamente por afastá-las dos clientes. Segundo representantes do Journal, o novo modelo de negócios dificultaria seu acesso a qualquer tipo de informação sobre os seus leitores.

Outro ponto delicado é a discussão sobre o compartilhamento de lucros. “Não ceda o controle sobre o cliente”, diz Todd Larsen, presidente da Dow Jones & Co, que publica o Journal. Para ele, ao se permitir que empresas de fora cuidem deste relacionamento, ele se torna fragmentado. “É difícil ganhar de novo a relação com o cliente”. Informações de Mira Oberman [AFP, 23/9/10]

Tagged with: ,
%d blogueiros gostam disto: