Economia da Informação

Apple domina cobertura nos EUA

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 1 de outubro de 2010

De Observatório da Imprensa

Um estudo do Projeto para Excelência em Jornalismo, do Pew Research Center, nos EUA, confirmou o que alguns especialistas de novas tecnologias já haviam apontado: a Apple é capaz de gerar uma quantidade excessiva da atenção da mídia. O estudo analisou a cobertura jornalística de tecnologia no país durante um ano e descobriu que 15,1% dos artigos eram sobre a Apple; 11,4% sobre o Google; e apenas 3% sobre a Microsoft.

Na opinião de Amy S. Mitchell, vice-diretora do Projeto para Excelência em Jornalismo, a Apple tem uma grande eficiência em chamar a atenção dos jornalistas, comparada às demais empresas, por transformar o lançamento de seus produtos, como o iPhone e o iPad, em grandes eventos. Ainda assim, Amy ficou surpresa com o domínio da cobertura pela companhia.

O estudo avaliou a cobertura de tecnologia de 52 jornais, emissoras e sites, de junho de 2009 a junho de 2010. A divulgação da nova versão do iPhone foi a segunda pauta mais comentada durante o período, representando 6,4% de toda a cobertura, e o lançamento do iPad, a quarta, com 4,6%. A Microsoft lançou uma nova versão de seu sistema operacional nos meses analisados, mas ficou com apenas 1% de toda a cobertura.

Tagged with:
%d blogueiros gostam disto: