Economia da Informação

Google Street View chega ao Brasil na próxima semana

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 25 de setembro de 2010

Direto de TI INSIDE

A ferramenta de mapeamento de ruas do Google, o Street View, será lançada no Brasil na próxima quinta-feira, 30. O serviço funcionará nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e deve cadastrar imagens das sedes da Copa do Mundo até o início de 2014.

O Street View já vem mapeando ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro desde o início deste ano, com cerca de 30 carros que fotografam as ruas. Belo Horizonte já havia sido mapeada pelos veículos. No Brasil, o projeto do site de buscas tem patrocínio da montadora italiana Fiat, que ficou responsável pelo fornecimento dos carros equipados com as câmeras.

Ultimamente, o Google Street View vem sendo alvo de investigações de inúmeros órgãos reguladores internacionais por causa da coleta não autorizada dos dados de acesso à internet de redes sem fio em cidades em que fez a captura de imagens. O Google atribuiu a coleta a uma falha no software que conecta seus carros à web, mas as investigações apontam para violação da privacidade dos internautas.

No anúncio de lançamento, o Google afirma que o Street View brasileiro terá algumas novidades, como indicação de lugares para fotografar fornecidas pelos próprios habitantes das cidades onde os carros capturam as imagens.

EI: É realmente preocupante que os governos (Municipal, Estadual e Federal) estão em uma letargia quanto a essas captações de imagens de suas capitais, cidades, entre outros, onde não há apenas o mapeamento simples e inofensivo, mas sim há fotografia de distritos policiais, quartéis, presídios, universidades entre outros que representam um risco para combate de inimigos internos e externos. Já que a Google se preocupa tanto assim com os ‘customers’  bem que seria interessante ela fazer esse mapeamento de países ultrademocráticas como Irã, Paquistão, Emirados Árabes, Uzbequistão entre outros.

%d blogueiros gostam disto: