Economia da Informação

Celulares com acesso à internet no país já são quase 17 milhões

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 25 de setembro de 2010

Direto de TI INSIDE

O número de celulares no país com acesso à internet registrou crescimento no mês de agosto. Agora, já são cerca de 16,93 milhões de acessos à internet, de acordo com dados divulgados nesta segunda, 20, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Deste total, 11,3 milhões dos acessos são feitos por celular e os outros 5,57 milhões, via modem.

O número de celulares em operação no Brasil também aumentou em agosto, totalizando 189 milhões, sendo que cerca de 155,7 milhões são de linhas pré-pagas e 33,7 milhões são de pós-pagas. Segundo a agência reguladora, o país atingiu uma teledensidade – número que mede a quantidade de celulares per capita – de 97,96 por 100 habitantes, um crescimento de 1,17% sobre o mês anterior. Ainda de acordo com o relatório da Anatel, a Vivo continua sendo a operadora com maior número de acessos, cerca de 57 millhões ou 30,23% de participação de mercado. Em seguida, estão a Claro, com 48 milhões de acessos (25,43%); a TIM, com 45 milhões de acessos (24,25%); e a Oi, com 37 milhões de acessos (19,74%).

EI: Em termos de infraestrutura fica visível que cada vez mais o Eric Schimidt ganha um eco maior em suas declarações sobre a divisão de tráfego na Web, no qual o número de dispositivos conectados via internet aumenta em progressão exponencial; e com esse aumento, em breve – aproximadamente 5 a 8 anos – teremos uma saturação não mais na resolução de endereços (que levou ao esgotamento do IPV4), mas sim em gargalos estruturais no qual a banda desses dispositivos devem sofrer maiores restrições em derimento de serviços essenciais.

%d blogueiros gostam disto: