Economia da Informação

Google Street View agora é investigado na Espanha

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 22 de agosto de 2010

Direrto de TIINSIDE

O projeto do site de buscas para fotografar e mapear as ruas de todo o mundo, agora  será averiguado na Espanha. A juíza federal Raquel Fernandino quer apurar se o projeto violou a lei de privacidade do país por meio da coleta dos dados de acesso à internet de redes sem fio desprotegidas.

Em maio deste ano, depois de denunciado por um órgão regulador alemão, o Google foi obrigado a admitir que os carros do Street View haviam armazenado, sem autorização, dados de acesso à web de redes Wi-Fi em todos os 30 países fotografados para o projeto.

O site de buscas atribuiu a culpa, no entanto, a um erro de programação no software que os carros usaram para entrar na internet, e disse que estava à disposição dos órgãos reguladores para discutir o assunto.

Em um processo impetrado no início do mês, mas só divulgado nesta terça-feira, 17, a Asociação Espanhola para Prevenção e Estudo de Delitos, Abusos e Negligências na Informática e Comunicações Avançadas (Apedancia) acusa o Google de violar a lei espanhola que proíbe a coleta ou interceptação não autorizadas de informações pessoais relacionadas a comunicações. Depois de analisar o documento, a juíza decidiu convocar o representante do Google Espanha para explicar a coleta de dados e esclarecer um comitê técnico sobre possíveis infrações regulatórias.

Caso a juíza entenda o caso como um crime, nos critérios descritos pela Apedancia, a sentença pode envolver punições financeiras e até mesmo a prisão dos responsáveis pela empresa no país. A audiência com o Google está marcada para a primeira semana de outubro. Com informações do New York Times.

Tagged with: ,
%d blogueiros gostam disto: