Economia da Informação

Se a moda pega…

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 13 de agosto de 2010

Agora é na Índia…

Não entendeu? Clique aqui.

Direto de TIINSIDE

Seguindo o exemplo da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, o governo da Índia anunciou nesta quinta-feira, 12, que a Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, tem até o dia 31 de agosto para fornecer informações técnicas sobre os serviços de conexão à internet e de mensagens do aparelho ao Departamento de Telecomunicações do país. Em reunião convocada pelo Ministério do Interior indiano, o responsável pela pasta, G.K. Pillai, declarou que, após o fim do prazo, as operadoras de telefonia do país serão orientadas a bloquear os serviços.

O modelo de armazenamento de dados do BlackBerry vem sendo questionado por ser feito em servidores espalhados em diversos países, fora do perímetro de controle dos governos. O uso do smartphone já foi proibido, em partes ou por completo, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos devido à recusa da RIM de fornecer os dados aos órgãos reguladores e à suspeita de que o aparelho possa ser uma ameaça à segurança nacional (veja mais informações em “links relacionados” abaixo).

Segundo informações que circulam na imprensa internacional, o governo indiano acredita que a falta de controle sobre o armazenamento de dados do BlackBerry permite a livre atuação de grupos insurgentes, como o responsável por um ataque terrorista em Mumbai em 2008, em que 166 pessoas morreram. O Ministério do Interior declarou que a RIM já foi informada do prazo e tem até o fim do mês para apresentar uma solução técnica para o impasse ao governo.

Tagged with: ,
%d blogueiros gostam disto: