Economia da Informação

Portugal proíbe Google Street View

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 7 de agosto de 2010

Portugal proíbe Google Street View

Direto de Techcrunch

A Comissão Nacional para a Proteção de Dados de Portugal (CNPD) anunciou na quarta-feira, 4, que vai proibir os carros do projeto de mapeamento das ruas do Google, o Street View, de voltarem a circular no país. O órgão regulador afirmou que o site de buscas não tem autorização para publicar as fotos das ruas na internet.

O Street View estava suspenso desde que o Google admitiu que os carros do projeto armazenaram dados de acesso à internet de redes sem fio em todos os países nos quais foram feitos o mapeamento. A falha, descoberta por um órgão regulador alemão, chamou atenção dos órgãos fiscalizadores da privacidade on-line ao redor do mundo por violar o direito à privacidade das pessoas (veja mais informações em “links relacionados” abaixo).

A decisão do órgão português, no entanto, não está relacionada à coleta não autorizada de dados – segundo a CNPD, esta questão “ainda está sendo investigada” -, e sim ao fato de o Google ter publicado fotos de pessoas sem autorização. Segundo a porta-voz da CNPD, Clara Guerra, o Google Street View nunca cumpriu os requisitos para fotografar as ruas de Portugal. Ela explica que, embora o site de buscas tenha se reunido com o governo cerca de um ano antes do início das atividades do Street View no país, ele deveria ter feito um pedido formal para atuar e não o fez.

Em resposta, o Google afirmou que o Street View é legal em Portugal e “bastante útil aos cidadãos do país”. O site de buscas informou que tem tecnologia para tirar o foco dos rostos fotografados e proteger a identidade das pessoas.

Tagged with: , ,
%d blogueiros gostam disto: