Economia da Informação

Monopoly Wars (XI) – Microsoft x Google/Yahoo

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 7 de agosto de 2010

Direto de Techcrunch

Microsoft quer impedir acordo entre Google e Yahoo Japão na Justiça

A Microsoft pretende fazer tudo o que está em seu alcance para impedir ao acordo entre o Yahoo Japão e o Google. Segundo comunicado enviado pela fabricante de software ao All Things Digital, blog de tecnologia ligado ao Wall Street Journal, a companhia assegurou que tomará medidas judiciais para acabar com o acordo e garantir sua participação no mercado japonês de buscas pela web.

No comunicado, a empresa afirma que “apresentará à Comissão para Justa Competição do Japão (JFTC, na sigla em inglês) evidências de que o acordo [entre Google e Yahoo Japão] é substancialmente pior para o mercado de buscas do que a parceria entre o Google e o Yahoo nos Estados Unidos e Canadá, em 2008, considerada ilegal pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ)”.

De acordo com a fabricante de software, o acordo assinado entre as duas empresas de internet há dois anos foi barrado porque abocanharia cerca de 90% do mercado de publicidade em buscas. No caso japonês, defende a Microsoft, o Google responderá por quase 100% das buscas realizadas no país, tanto pagas quanto gratuitas.

Segundo o blog, no entanto, o maior problema para a Microsoft neste momento é que, além de sua fatia no mercado japonês de buscas ser infinitamente menor que a do Google ou que a do Yahoo Japão, a JFTC já fez declarações favoráveis à parceria e já deu a entender que não interferirá no negócio (veja mais informações em “links relacionados” abaixo).

A fabricante de software, preocupada com o que o acordo pode fazer com o Bing no Japão, afirmou que provará como a parceria dará ao Google “total controle sobre as vidas pessoais e profissionais de todos os japoneses”.

%d blogueiros gostam disto: