Economia da Informação

Divisão de ganhos com a música

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 31 de julho de 2010

Em reportagem do blog link do estadão, foi apresentado um gráfico provido pelo o The Root onde mostra a divisão dos ganhos com a música.

Aqui no EI já foi discutido como alguns dos aspectos econômicos relacionados à musica, mas parece que a ficha não caiu – ainda – para as pessoas que trabalham com música.

O que ninguém sabe – ou não quer saber – é que há muitos custos em um trabalho de produção musical como descrito no link acima; e trabalhos de preparação vocal, masterização, acústica – só para ficar em exemplos bem simples de uma produção fonográfica – são caros.

Só para pensar em uma breve perspectiva de trabalhos de artistas de Heavy Metal e Metal Progressivo, veremos que há uma qualidade tanto na instrumentação, quanto na produção das músicas seja na contratação de músicos, seja na masterização de uma música. E isso exige recursos financeiros.

Não há dúvidas quanto que o futuro da música está cinza em um futuro próximo, porém, quando os consumidores verem que está perdendo trabalhos permanentes por uma questão de remuneração, talvez artistas excepcionais (como o KISS que não grava mais álbuns) não estejam tão dispostos a produzir novos sons. 

%d blogueiros gostam disto: