Economia da Informação

A nova mina de ouro da web: Seus segredos

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 31 de julho de 2010

Nesta reportagem do Wall Street Journal há um importante contraponto no que se refere a questão da privacidade, onde, os consumidores ao invés se serem ‘conquistados’ pela a propaganda ética e justa onde não há abuso em questões como exploração do trabalho infantil, sustentabilidade e outros motes que geram comoção sociológica; estão sendo rastreados pelas as empresas na internet com a utilização de cookies e outros mecanismos de rastreamento.

Ecossistema de Rastreamento
Ecossistema de Rastreamento

Desde já é importante ressaltar que a escolha de ser rastreado por cookies é compulsória por padrão, ou seja, as configurações dos web browsers são definidas para permitir que os sites da internet coloquem os seus cookies na máquina do usuário.

A reportagem expõe que esses dados estão sendo vendidos para as empresas como forma de direcionamento de seus dados privados para empresas para realização de marketing dirigido.

Isso é mais ou menos, como a reportagem menciona ligar para uma pessoa e colocar um amigo na linha para escutar a conversa; ou mesmo, um hipermercado depositar uma caixa cheia de itens de alimentação básicos, mesmo antes de você entrar dentro da sua casa e abrir a dispensa.

O que fica é a reflexão por parte dos consumidores em relação às informações que disponibilizam para os websites, bem como dos setores legais que precisam propor políticas que defendam a intimidade dos consumidores para que estes tenham resguardados os seus direitos de imagem, privacidade e honra.

online.wsj.com-article-SB10001424052748703940904575395073512989404.html-mod=WSJ_hpp_LEFTTopStories

What They Know

%d blogueiros gostam disto: