Economia da Informação

Brasil se mantém em 42ª no ranking de economia digital

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 30 de julho de 2010

Direto de TIINSIDE e COMPUTERWORLD

Brasil se mantém em 42ª no ranking de economia digital

Apesar de ser um dos países com maior nível de penetração da internet do mundo, o Brasil ficou apenas com o 42º lugar no ranking de economia digital 2010. O país permaneceu na mesma posição desde a análise do ano passado, com queda de 0,15 ponto da última edição para esta, ou seja, saiu de 5,42 e foi para 5,27.

Entre os países da América Latina, o Brasil é o segundo com melhor índice, ficando atrás apenas do Chile, que ocupa o 30º lugar no ranking global. O estudo, elaborado pela divisão de pesquisas da IBM e pela Unidade de Inteligência da revista britânica The Economist, analisa a capacidade de 70 países de absorver as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e aplicá-las a favor do desenvolvimento econômico e social.

De acordo com a análise, o Brasil melhorou os índices de oportunidades de negócios e atração de investimentos estrangeiros, mas caiu nos quesitos “visão e política de governo” e “ambiente social e cultural”, o que resultou na queda da média e fez com que ficasse estagnado na mesma posição. Por exemplo, a nota nacional do nível educacional relacionado a TIC caiu de 7,5 para 6 da edição passada para esta.

A categoria “infraestrutura de tecnologia e conectividade” revela que a internet no país alcançou um percentual de crescimento menor que no ano passado e, por isso, o Brasil recebeu nota 3. Já o acesso a celulares cresceu neste ano, o que rendeu nota 9, a melhor pontuação do país em todas as categorias do ranking.

Segundo a pesquisa, os dez primeiros colocados no ranking, encabeçado por Suécia, Dinamarca e Estados Unidos, respectivamente, apesar de terem ótimos níveis de desenvolvimento socioeconômico e educacional e subido algumas posições na lista, ainda precisam investir mais na universalização do acesso à internet em banda larga. A Suécia, ano passado em segundo, e a Dinamarca, em primeiro na edição de 2009, trocaram de posições, ao passo que os EUA subiram do quinto para o terceiro lugar da lista.

Brasil ocupa 42º lugar em ranking de economia digital

Estudo analisou a capacidade de absorção de novas tecnologias e sua aplicação para o desenvolvimento econômico e social em 70 países.

O Brasil aparece na 42ª colocação do Ranking Economia Digital 2010, estudo realizado pela Unidade de Inteligência da The Economist e pela divisão de consultoria da IBM. A lista é elaborada a partir da análise de como os diversos países do mundo estão preparados para absorver novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e aplicá-las para o desenvolvimento econômico e social.

Entre os 70 países listados pelo ranking, os três primeiros colocados, respectivamente, são Suécia, Dinamarca e Estados Unidos.

Na América Latina, o Brasil ocupa o 2º lugar do ranking, perdendo apenas para o Chile, que ficou na 30º posição da classificação geral. Com pontuação total de 5.27 – de um total de dez pontos -, o Brasil manteve a mesma posição do ranking, em relação ao ano passado, mas teve um desempenho inferior aos 5.42 pontos conquistados em 2009.

Entre os países latino-americanos citados no ranking aparecem também Argentina (46ª posição), Peru (53º), Venezuela (55º) e Equador (60º).
Radiografia do País

Em relação ao desempenho do Brasil no ranking deste ano, o País teve um acréscimo de 8% na categoria ambiente de negócios, com melhores pontuações em oportunidade de mercado (7.8 pontos) e melhor política de investimento estrangeiro (7.75). Entretanto, na comparação com 2009, teve um desempenho pior em visão e política de governo, bem como em ambiente social e cultural, com queda na nota de nível educacional, de 7.5 para 6 pontos.

A categoria infraestrutura de tecnologia e conectividade revela que a internet alcançou um percentual de crescimento menor do que em 2009. Por isso, o Brasil recebeu nota 3 nesse quesito.  Já o acesso a celulares apresentou um desempenho melhor neste ano, o que rendeu 9 pontos, a melhor pontuação do País em todas as categorias do ranking.

Tagged with:
%d blogueiros gostam disto: