Economia da Informação

Facebook infringe leis de privacidade

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 9 de julho de 2010

Direto de TIINSIDE

Facebook é processado por órgão regulador alemão

A Autoridade para Proteção de Dados de Hamburgo, na Alemanha, entrou com um processo contra o Facebook na quarta-feira, 7. O órgão acusa a rede social de vasculhar as contas de e-mail para enviar convites a internautas ainda não cadastrados em seus sistemas, o que, se for comprovado, infringe as leis de privacidade alemãs.

Segundo informações veiculadas na imprensa europeia, o diretor do órgão regulador alemão, Johannes Caspar, recebeu uma série de reclamações, registradas por pessoas não cadastradas nos sistemas do Facebook, alegando que suas informações pessoais, principalmente referentes a endereços de e-mail, haviam sido publicadas nas páginas da rede social. Caspar acredita que o site de relacionamentos tenha acessado as contas particulares de correio eletrônico de seus usuários.

No início deste ano, quando mudou alguns itens de sua política de privacidade, por causa de problemas com órgãos reguladores internacionais, o Facebook inseriu uma ferramenta que perguntava aos usuários se eles queriam ou não que suas listas de contatos fossem acessadas para o envio de convites de entrada nos sistemas da rede social. Caspar, no entanto, especula que o Facebook não apagou os dados armazenados antes da inserção dessa nova ferramenta, o que, segundo ele, constitui crime na Alemanha.

O Facebook declarou que já recebeu a carta de aviso do processo e vai tomar as devidas providências. A rede social tem até o dia 11 de agosto para responder às acusações.

%d blogueiros gostam disto: