Economia da Informação

Google é investigado por órgão francês de defesa da concorrência

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 6 de julho de 2010

POR TIINSIDE

A Autorité de la Concourrence, órgão de defesa da concorrência francês, anunciou nesta quarta-feira, 30, que vai investigar a plataforma de venda de links patrocinados do Google, o AdWords. A apuração terá como base uma queixa registrada em 2008 pela Navx, fornecedora francesa de banco de dados para GPS (sistema de posicionamento global, na sigla em inglês, que acusa o site de buscas de ser “pouco transparente” com os clientes.

Por meio do AdWords, as empresas podem “comprar” uma palavra para que seu nome apareça em destaque nas páginas de resultados do Google, prática chamada de links patrocinados, pequenos textos de duas linhas que aparecem no canto da página. Na reclamação de 2008, a Navx acusa o Google de não permitir o acesso dos clientes aos termos de aquisição e não deixar claro o mecanismo de aprovação de negócios.

A Autorité de la Concourrence considerou a prática como anticompetitiva, já que o Google domina o mercado de publicidade on-line da França, além de ser responsável por cerca de 90% das buscas feitas no país. O órgão regulador argumenta que o AdWords é um serviço criado para atender demandas específicas do mercado de publicidade, por isso deve deixar sua política de atuação muito clara para todos os clientes.

Para a entidade governamental francesa, a política da empresa de buscas resulta em práticas discriminatórias pouco objetivas e por isso deve ser investigada, caso não modifique totalmente sua forma de atuar.

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