Economia da Informação

A indústria dos videogames e a Economia Digital

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 26 de junho de 2010

Um dos aspectos mais relevantes e emergentes quando se trata de economia digital são as novas modalidades de prestação de serviços, bem como a nova indústria dos bens intangíveis; e a circulação de moeda e as transações estão chegando ao limiar de atrito (financeiro, administrativo, e/ou geográfico) quase zero.

A indústria dos videogames sem dúvidas é uma representação clara do poder da economia digital, onde ela não somente vende os jogos digitais com valor intangível; como também há uma modalidade de prestação de serviço de comercialização de avatares de jogos online populares como Warcraft, Battlefield, Combat Arms entre outros, e os operários dessa economia são os Chinese Farmers, ou traduzindo, os fazendeiros chineses. Mas vamos observar o core business dessa economia:

Em diversos jogos online os personagens possuem diferentes níveis (levels) aonde a cada transposição de fase o personagem vai angariando mais experiência (exp) e assim adquirindo mais poderes, armas, e recursos extras que os jogadores iniciantes levariam diversas horas de jogo para chegar a determinado level. Os Chinese Farmers são jovens chineses que abrem diversas contas (avatares) e jogam por períodos de até 12 horas e após isso colocam a venda esses personagens na internet para jovens, geralmente americanos, que gostariam de jogar online, mas não têm tempo disponível para passar na frente do computador e jogar efetivamente. O jovem de outra parte do mundo paga através de uma conta paypal ou depósito bancário e joga com o seu novo personagem e com todos os poderes inatos do level escolhido.

Na china esse tipo de prática dos Chinese Farmers virou uma espécie de empreendimento, onde, são contratados jogadores profissionais que jogam o dia inteiro em avatares para adquirir experiência e vendem esses avatares a preços que chegam até a casa das dezenas de milhares de dólares.

O vídeo abaixo representa bem o ciclo econômico dos Chinese Farmers.



%d blogueiros gostam disto: