Economia da Informação

Anonimato na Web e Megalomania Digital – Por Pedro Dória

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 6 de junho de 2010

Para fechar o final de semana, dois ótimos tópicos do Pedro Dória.

Mais um capítulo na história da megalomania digital

[…]Mark Zuckerberg quer dominar a internet. Seu plano tem método e se ancora na identidade de cada um.

Há quase meio bilhão de pessoas que usam o Facebook com frequência. Estão entre os usuários mais ativos da internet. O Facebook sabe quem são os amigos destas pessoas, conhece seus hábitos de consumo e suas preferências culturais. Conforme mais e mais sites de serviço se aliam ao Facebook, mais o Facebook saberá sobre nossas vidas. E esta informação estará a venda.

O Facebook quer chegar ao ponto em que se alguém sabe quem é quem na internet, se uma única empresa sabe como vender o que para cada um de nós, será ele próprio. A identidade digital de todos nós será um perfil no Facebook.
Mark Zuckerberg não é o primeiro a querer dominar a internet. É só o último de uma história comprida que só. E o conceito de o que é “dominar a internet” tem variado um bocado.[…]

Uma questão complicada: o anonimato na internet

[…]Os ataques da turma do canal 55chan.org mobilizaram um bocado as conversas por aqui no Link, durante a última semana (leia abaixo). Não tanto pelas ameaças ao site, muito pela covardia com que trataram uma das repórteres da equipe. Num caderno que finca os dois pés na premissa de que as liberdades da rede precisam ser defendidas, situações extremas como esta nos faz pensar.

Defender a liberdade na internet é a cara do Estado de S. Paulo. Trata-se de um jornal liberal, fundado para defender a Abolição e a República Democrática num tempo em que nem um, nem o outro, existiam no Brasil.

Isto que fazemos aqui no Link e no Estadão.com.br uma semana após a outra é a extensão daqueles mesmos princípios do século 19 no século 21.

Quando pessoas fazem ameaças grotescas e públicas, no entanto, precisamos nos perguntar: o que é liberdade?

Meus colegas de Link são árduos defensores do anonimato na internet. Creio que não divido a certeza deles[…]

%d blogueiros gostam disto: