Economia da Informação

Revista Veja – Os Grandes “Bolhonários” da Forbes

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 21 de março de 2010

Na edição 2156 da revista VEJA datada 17 de março de 2010 na página 80 no setor de economia, há uma matéria muito interessante sobre como é feita a alavancagem de grandes fortunas, mesmo sem qualquer tipo de produção propriamente dita.

A reportagem destaca a rápida escalada do empresário Eike Batista que saltou do 142° para o 8° lugar na lista dos mais ricos do mundo; tudo isso apenas vendendo e comprando lotes de terras a serem exploradas para a extração de petróleo.

Em resumo, é uma reportagem que conduz a uma reflexão de como a especulação – tratada com eufemismo a ponto de ser chamada de investimento – em especial em commodities, pode conduzir o mercado a comprar aquilo que não agrega, não produz e sequer tem resultados concretos;  o que formenta uma bolha perigosissíma que ao estourar pode trazer prejuízos sem precedentes.

PARA LER

MILLE, Matthew; KROLL, Luisa. The World’s Billionaires. Forbes Web Site. Disponível em<< http://www.forbes.com/2010/03/10/worlds-richest-people-slim-gates-buffett-billionaires-2010_land.html?boxes=Homepagetopspecialreports >> Acessado em 21 Mar 10 às 09h00.

VEJA ONLINE. Os grandes “bolhonários” da Forbes. Disponível em << http://veja.abril.com.br/170310/grandes-bolhonarios-forbes-p-080.shtml >> Acessado em 21 Mar 10 às 09h18.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: