Economia da Informação

Retaliação ou tiro no pé?

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 17 de março de 2010

Muito vem sido falado nos últimos dias, sobre a autorização da Câmera de Comércio Exterior (CAMEX) de retaliação do Brasil frente aos Estados Unidos no que diz respeito ao julgamento que o último estaria realizando práticas protecionistas no setor de algodão.

 Dentro do que tange o mérito da questão nada mais justo, pois, o protecionismo é uma prática abominável no comercio que fortalece apenas interesses políticos, que não tem qualquer tipo de compromisso com o desenvolvimento.

Porém, o Brasil está a um passo de dar um tiro no próprio pé ao levantar a questão de suspensão de patentes, e quebra da propriedade intelectual, colocando nesse meio desde fórmulas farmacêuticas até passando por filmes.

É um terreno pantanoso, pois, no cenário do comércio internacional, é que se travam as piores guerras, e em uma guerra contra os Estados Unidos o Brasil só tem a perder adotando a prática de quebra de propriedade intelectual pelos os seguintes motivos:

• Quebra de patentes significa produtos baseados no conhecimento (ou transferência do mesmo) mais caros;

• Empresas que investem em capital intelectual ou estrutural pensarão duas vezes antes de adentrar um país que não respeita propriedade intelectual;

• Após a época de suspensão os produtos dos Estados Unidos podem sofrer uma grande inflação como forma de compensação;

• Em um caso mais microeconômico, estamos com filmes blockbusters com lançamentos simultâneos com os mundiais a cerca de 7 anos; e isso poderia ser perdido se as produtoras não fizessem questão de lançar; em outras palavras, a saga Crepúsculo teria um delay de mais de meses;

• Utilizando como último exemplo os jogos de PC e/ou videogames, que levariam séculos para adentrar o mercado nacional. Tradução em português? Muito difícil.

PARA LER

AGÊNCIA ESTADO. Retaliação à propriedade intelectual é criticada nos EUA. Disponível em  << http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI127124-16367,00-RETALIACAO%20A%20PROPRIEDADE%20INTELECTUAL%20E%20CRITICADA%20NOS%20EUA.html  >>Acessado em 17 Mar 10 às 11h38.

DORIA, Tiago. Impostos altos atrapalham mercado de games no Brasil. Disponível em << http://www.tiagodoria.ig.com.br/2010/01/25/impostos-altos-atrapalham-mercado-de-games-no-brasil/  >> Acessado em 25 Jan 10 às 22h40.

PORTNOW, James. Analysis: Inside Brazil’s Video Game Ecosystem. Disponível em << http://www.gamasutra.com/php-bin/news_index.php?story=26645 >> Acessado em 30 Jan 10 às 14h18.

VERISSÍMO, Renata. Lista de retaliação inclui remédios. Estado de São Paulo. Disponível em << http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100316/not_imp524765,0.php >> Acessado em 17 Mar 10 às 10h49

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. Camex inicia consulta pública para retaliação aos EUA em propriedade intelectual. Disponível em << http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1&noticia=9655  >> Acessado em 17 Mar 10 às 11h58

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. Comunicado MRE-Camex sobre a retaliação aos EUA na área de direitos de propriedade intelectual. Disponível em << http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1&noticia=9657   >> Acessado em 17 Mar 10 às 11h47

WORLD TRADE ORGANIZATION. DISPUTE SETTLEMENT: DISPUTE DS267 , United States — Subsidies on Upland Cotton. Disponível em << http://www.wto.org/english/tratop_e/dispu_e/cases_e/ds267_e.htm    >> Acessado em 17 Mar 10 às 12h02.

 

Post Subscriptum: E o Steve Jobs recusou a abertura de uma loja oficial da Apple no Brasil. Alguém sabe o motivo?

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: