Economia da Informação

Google: Monopólio da Informação?

Posted in Sem categoria by Flávio Clésio on 16 de janeiro de 2010

Eu vejo um gigante monopólio se desenvolvendo que faz lembrar a Microsoft

Essa foi a principal frase da entrevista com a Ministra da Justiça Alemã, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger divulgada pela a revista alemã SPIEGEL onde foi colocada em pauta até onde vai a idoneidade de uma empresa que obtêm as mais variadas fontes de informação do mundo, seja através de seu Search Engine Optimization (SEO), escaneando livros de autores sem a devida autorização e divulgando, ou mesmo passando com veículos que tiram fotos das casas para o desenvolvimento de uma aplicação de localizador equivalente a um guia urbano.

Em uma sociedade de plena competitividade em diversos ramos inerentes à atividade humana sejam nos esportes, negócios, produção acadêmica, desenvolvimento de tecnologias, a discussão sobre o uso da informação e a maneira que essa informação é captada e difundida a certos canais é uma discussão que vem crescendo nos últimos tempos pelo o fenomenal crescimento da Google.

Não é novidade que qualquer tipo de estrutura de mercado monopolista deixa o mercado viciado e tende fatalmente a incorrer em concorrência desleal na forma em que uma única empresa controla toda a oferta.

No caso da Economia da Informação esse tipo de estrutura é tão ou mais nocivo que os monopólios de oferta a bens de consumo devido a lidar com um vasto capital (a informação) que recebe a pouco custo, e o armazenamento e a redistribuição tem preços quase que irrelevantes.

No caso do Google, o mesmo está caminhando para duas posições extremamente perigosas que é a posição de Monopólio da Informação, ao mesmo tempo de Monopsônio da Informação.

Sobre essa abordagem do Google na captação das informações, a ministra faz um comentário sobre o modus operandi que a empresa está tomando em relação a questões legais a direitos autorais:

“What troubles me is this notion of pressing ahead, this love of big things, this attitude that’s also apparent during Google book searches. First they scan copyrighted works, and then they wait to see who reacts, and how vocal the reaction is. And if someone wants to enforce his copyright, they can go ahead and contact Google. I already criticized this approach and protested against it when I was a member of parliament. On the whole, I see a giant monopoly developing, largely unnoticed, in a case that’s reminiscent of Microsoft.”

(Tradução Livre: O que me incomoda é essa pressão, esse amor por coisas grandes, essa atitude que também apareceu durante as buscas de livros no Google. Primeiro eles escanearam obras com direitos autorais, e então eles esperaram para ver qual seria a reação, e como seria a voz da reação. Se alguém quisesse fazer valer os seus direitos autorais, essa pessoa deveria ir em frente e acionar o Google. Já critiquei essa abordagem e protestei contra isso quando eu era membro do parlamento. No geral, eu vejo um gigante monopólio se desenvolvendo que faz lembrar a Microsoft).

É um assunto a ser discutido pelo setor governamental, legislativo, e acima de tudo pela a população que ao mesmo tempo deseja uma ótima ferramenta de busca, mas que por ventura não pode perder a sua privacidade seja para o governo, seja para a iniciativa privada, esta última dotada de interesses nem sempre transparentes.

PARA LER:

SPIEGEL International – ‘I See a Giant Monopoly Developing That’s Reminiscent of Microsoft’ – <<http://www.spiegel.de/international/germany/0,1518,671426,00.html >> – Acessado em 16 Jan 10.

SPIEGEL International – ‘I See a Giant Monopoly Developing That’s Reminiscent of Microsoft‘ – <<http://www.spiegel.de/international/germany/0,1518,671426,00.html >> – Acessado em 16 Jan 10.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] já foi colocado neste espaço anteriormente, há uma preocupação em relação aos monopólios na economia digital, e a União Européia […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: